Estranhas estimativas e contagens do SMAS de Sintra

Após ter reclamado por escrito no Posto de Atendimento do Cacém enviei hoje este email para: ERSAR, SMAS Sintra, Deco e Sic.

Exmos. Srs.
Venho por este meio expor, solicitar respostas ao meu caso que acontece no SMAS de Sintra e pelo que fui informado junto dos serviços existem mais clientes do SMAS de Sintra a reclamar pelos mesmos motivos.
O meu nome é XXXXXXXXXXXXX, sou o cliente nº XXXXXXXXX e sendo desde 2009 cliente do SMAS de Sintra tenho vindo a estudar as estimativas e contagens efectuadas pela companhia de águas e vindo a fazer várias experiências verificando que independentemente das situações não existem alterações profundas nos consumos e contagens:
1. Quando dou como consumo real 5m3 é acrescentada uma estimativa de mais 1 m3, o que faz com que passe automaticamente para o escalão 2 pagando mais.
2. Nas férias não estou em casa durante 1 ou 2 semanas, durante várias vezes ao ano, mas os consumos a cobrar são os mesmos independentemente de se dar a contagem ou não, a estimativa encontra-se presente, tal como o escalão 2.
3. Inicialmente viviam na casa 3 pessoas (uma delas adolescente), agora vivem 2 (saiu a adolescente) mas não existem alterações visíveis nos consumos, nas estimativas e no escalão 2.
4. Foram postos os redutores de caudais nas torneiras da casa mas não existem alterações visíveis nos consumos, nas estimativas e no escalão 2.
5. A roupa foi por vários meses e várias vezes posta a lavar em casa de familiares mas não existem alterações visíveis nos consumos, nas estimativas e no escalão 2.
6. Quer dê a contagem com 1 dia de antecedência, 2, 3, 5, ou 5 é cobrado um valor por estimativa.


Quando vou ao SMAS de Sintra, mais precisamente ao Posto de Atendimento do Cacém é dito que existem várias reclamações nesse sentido e também NINGUÉM sabe quando é que a contagem tem de ser dada para NÃO SER COBRADA ESTIMATIVA.
Eu não me importo de fazer o trabalho do SMAS com as contagens, apesar de ser um profundo aborrecimento ter de estar sempre atento aos dias, mas convenhamos de que para o SMAS de Sintra o meu trabalho nunca está bem feito e eu sou um incompetente porque mesmo com cortes nos consumos gasto sempre o mesmo.

Já me aconteceu escrever um fax a reclamar e a exigir que fossem repostos os valores e só passados meses é que fui contactado para me dizerem que podia reclamar á vontade porque as contagens eram feitas assim e o dinheiro das estimativas não me seria devolvido e a contagem não seria reposta mas… não me sabem dizer o dia em que tenho de dar a contagem para não pagar estimativa, não subir de escalão quando não existe necessidade disso e porque é que os consumos são sempre os mesmos
Mais estranho ainda é que as facturas do gás passaram para o 1º Escalão e os consumos reduziram muito.


Terão que concordar comigo de que não posso fazer acusações directas sem prova s objectivas mas de que é legítimo eu estimar que existe alguma coisa errada!


Atentamente,


XXXXXXXXXXXXX



Comentários