Viana do Alentejo


O Castelo ocupa uma posição dominante na parte antiga da vila. É considerado um dos mais notáveis conjuntos arquitectónicos fortificados do final do período gótico. O seu nome está ligado aos primeiros condes que se destacaram nas campanhas portugueses do século XV em Marrocos.

Em 1279 D. Dinis de Portugal toma posse destes domínios e iniciam-se as obras de construção do castelo e da cerca da vila. Em 1314 D. Dinis doa-o ao seu filho Afonso IV com a cláusula de só o puder trespassar á esposa, a Infanta D. Beatriz, o que aconteceu em 1357 pouco antes de falecer.

João II de Portugal transferiu as cortes para Viana porque as suas defesas estavam remodeladas. Em 1489 Viana foi escolhida para as festividades das bodas do príncipe D. Afonso com a Infanta D. Isabel de Castela e a Igreja Matriz foi remodelada.

Manuel I de Portugal continuou com as obras, mas nos séculos seguintes pontos de referência do castelo foram desaparecendo. Ex: pontes que davam acesso ao castelo e fossos envolventes.

Viana do Alentejo é mais uma típica vila com casas, ruas e pessoas iguais a tantas outras que podemos encontrar no nosso grande e típico Alentejo mas onde se pode destacar este aparentemente magnifico castelo, e, digo aparentemente porque á hora que cheguei estava quase a fechar, pelo que, não compensava comprar o bilhete para ver o seu interior, mas pelo que pesquisei na Internet também não sei se valeria a pena.



Comentários