Berço Meia Lua



Comentários

  1. Olá, sobre o material, essa madeira de que tipo é? Voce sabe me informar? Gostei do modelo e quero providenciar um... :) Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa a demora mas acabei de ter o meu bebé.
      Eu tenho visto algumas imagens deste berço em fotos de reciclagem de paletes - tenho isto que copiei num blog e guardei no word (por isso já não consigo dar-lhe os devidos créditos) mas espero que ajude:
      Construção do berço de bebé

      "Para poder realizar formato de lua nós vamos precisar de 2 bases no mesmo formato. Para criar essas bases precisamos de uma prancha de madeira que nos permita cortar o desenho da lua que desejamos duas vezes. Esta tarefa tem de ser feita com madeira com a mesma medida que o diâmetro da lua que queremos. Normalmente não fica de sobra nas nossas arrecadações, ou compramos a prancha desenhamos a lua e cortamos com o tico-tico ou vamos directamente a uma carpintaria para nos cortar a estrutura propriamente dita do berço. A estrutura deve ter pelo menos uns 3 cm de grossura, para depois podermos pregar as ripas de madeira, nas laterais e nos topos.

      Depois de termos a estrutura começamos por pregar as ripas nas laterais. As ripas que ficam na zona dos topos deve ficar ligeiramente mais fora das estrutura exactamente a medida da espessura das ripas que vamos pregar nos topos e para que desta forma fico unida a lateral com o topo sem desníveis. Nas zonas que não tem topo, ou seja na parte da frente do berço ficam à face da estrutura. Depois das laterais feitas com a ajuda de outra pessoa para manter as duas laterais paralelas pregamos as ripas no topo do berço. E já estamos a mais de meio caminho para o nosso berço estar terminado.

      Pequenos pormenores no berço de bebé

      A base do berço de bebé já esta construída agora vamos aos pequenos pormenores. Para que o colchão fique na altura desejada que é mais ou menos à face do corte que faz o Minguante vamos colocar 2 ripas a travar os cantos na altura do colchão e do estrado mais ou menos uns 25 cm. Atenção meça o colchão e o estrado, pode ser diferente e depois não ficar satisfeito, porque não fica na altura que deseja.

      Para que entre alguma luz podemos desenhar umas estrelinhas nas laterais e cortar com o tico-tico. E só fica a faltar um calço que vai travar o baloiço do berço, na minha opinião o calço deve ser removível, para poder baloiçar o bebé sempre que necessário. Para isso podemos colocar nos topos uma ripa ou tronco como na imagem de forma a ter uma espécie de dobradiça que permita levantar o tronco e assim poder servir de baloiço.

      Depois de tratar de todos os pormenores passamos à fase de lixar. Muito importante esta fase, para que não haja qualquer perigo, uma vez que a madeira das paletes não tem um acabamento muito liso, sendo muito importante este trabalho para a segurança quer do bebé quer dos papás. Depois de tudo muito bem lixado, vamos passar Bondex para proteger a madeira. Deve aplicar mais do que uma vez, deixar secar muito bem lixar e voltar a aplicar. Se achar necessário aplique mais uma vez. No caso de querer pintar de branco ou outra cor ao seu gosto, depois do Bondex aplique um primário, deixe secar e só depois aplique a tinta, deixe secar e se achar conveniente aplique novamente. E está o berço de bebé construído.

      Tal como disse este trabalho é um encanto e fica bem em qualquer quarto bebé dando-lhe muito estilo e um charme inconfundível. É preciso alguma perícia mas nada de anormal para que gosta de bricolage. Tenho a certeza que este berço de bebé irá fazer muito sucesso. Muitas felicidade e bom trabalho"

      Eliminar
  2. Qual o diâmetro desse berço??

    ResponderEliminar
  3. Alguém sabe dizer as medidas do berço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vc conseguiu as medidas? Preciso tb o molde da meia lua...

      Eliminar
    2. Pelo desenho é do tamanho do berço. Depois de achar o tamanho do berço saberá os cm da base e é a patir daí que deve trabalhar para dar início á construção da lua. Acho eu.

      Eliminar

Enviar um comentário