Exame Bioquimico

Hoje recebi os resultados do meu exame bioquímico, segundo a enfermeira foram os melhores do dia e... são melhores que os de uma jovem de 20 anos.

No exame de trissomia 21 as possibilidades de ter um filho com esta doença deram 1 para 20.000. Quer dizer que será preciso haverem 20.000 pessoas grávidas até 1 ter um bebé com trissomia 21. No de trissomia 13/18 o resultado foi de 1 para 40.000. 

Tendo em conta que com a minha idade as possibilidades eram de 1 para 97 pode-se dizer que este exame deu um grande descanso e melhorou, em muito, as possibilidades do bebé ser saudável no que toca aos cromossomas analisados mas ainda não afasta, de todo, a possibilidade de alguma deficiência porque só a amniocentese pode analisar os restantes cromossomas.

Se eu tivesse 20 anos nunca me diriam que eu tenho de tomar a decisão de fazer a amniocentese, por causa da idade e por causa do resultado dos exames, mas, eu tenho 40 anos e por lei são obrigados a falarem-me da amniocentese.

Mantém-se o fantasma da decisão de fazer o não a amniocentese devido ao risco de aborto. A média nacional de abortos neste exames, em Portugal, é de 1 em cada 200 exames e no hospital onde estou a ser observada é de 1 para 400, o que diminui muito o risco e dá outro alivio mas...poderei ser a 399?

A amniocentese, apesar de ser o exame que dá a maior certeza de existir alguma deficiência no feto não  garante que ele seja 100% saudável, nenhum exame garante. Valerá a pena arriscar depois dos resultados do exame bioquímico?

Arrisco esperar as ecografias do 5º mês e se alguma coisa estiver errada ser obrigada a fazer a amniocentese já com o bebé desenvolvido. Os resultados serão os mesmos agora ou depois mas se alguma coisa estiver mal com o feto, psicologicamente, torna-se mais fácil abortar agora.

Em principio a decisão está tomada, mas tenho bastante tempo para "dormir" sobre o assunto, ponderar as hipóteses para não tomar uma decisão precipitada, mas uma coisa é certa: com estes exames quando a endócrinologista me disse que os exames da tiróide estavam bons para a minha situação e idade, eu respondi logo:
- Está a chamar-me velha Dra? Olhe que eu tenho uns exames bioquímicos melhores do que o de uma jovem de 20 anos!!!


Comentários

  1. Isso da amniocentese, não acho assim muita piada. Tenho medo, pois é um risco.
    Eu por acaso das minhas 2 gestações não fiz. Fiz só o bioquimico.
    Se bem nada como pedires opinião ao teu obstetra. O meu sempre achou que não valia a pena :) Se bem que acho que a partir dos 35 anos eles costumam fazer. ATençâo não te estou a chamar velha lol até porque nem sei qtos anos tens eheheheh e até as coisas podem ser diferentes para os ilhéus llllooollll

    ResponderEliminar
  2. Tenho 40 anos e apesar dos exames bioquímicos excelentes a obstetra não me aconselha a não fazer e depois de pensar já decidi que é melhor - estou á espera do dia mas tb não acho piada nenhuma :(

    ResponderEliminar

Enviar um comentário