Novo Teste Pré-Natal


A partir de hoje as grávidas podem realizar um teste pré-natal inovador que detecta trissomias fetais com 99% de certezas e sem realizar a amniocentese.

O teste baseia-se na análise do ADN fetal presente no sangue materno e detecta as trissomias em grávidas com mais de 10 semanas de gestação sem riscos para a grávida e para o feto

O teste reduz 5 vezes os falsos positivos e detecta anomalias cromossómicas como o Síndrome de Down. Numa fase inicial custará 670€ contra os 500€ da amniocentese e nesta fase inicial só vai estar disponível em 4 hospitais particulares (Hospital da Luz (Lisboa), Hospital dos Lusíadas (Lisboa), Hospital da Boavista (Porto), Hospital de Santiago (Setúbal) e Hospital Santa Maria (Faro)).

Apesar do teste não ser comparticipado, como reduz a necessidade do número de amniocenteses,  os responsáveis pelo mesmo vão propôr ás seguradoras a comparticipação e depois ao Serviço Nacional de Saúde.


Comentários

  1. Após conversar com a enfermeira informo que este exame não substitui a amniocentese porque só analisa os cromossomas 13, 18 e 21 ao contrário da amniocentese que analisa todos. Esta informação foi-lhe dada numa formação pelos técnicos do laboratório, pelo que, as noticias que saíram que dão a entender o contrário não estão correctas. Está em estudo um exame semelhante a este que irá substituir a amniocentese através de uma análise de sangue mas só se prevê que o mesmo tenha resultados positivos e esteja disponível daqui a cerca de 10 anos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário