Como Escolher "Cadeirinha" do Bebé


Estes dispositivos estão internacionalmente divididos nestas classes:

classe 0   -   bebés dos 0 a 10 kg (até 9 meses) 
classe
 0+ -  crianças até 13 kg (até 12 meses) 
classe
 1   -  crianças de 11 a 18 kg (de 1 a 3 anos)
classe
 2   -  crianças de 15 a 25 kg (de 2,5 a 5 anos)
classe
 3   - 
 crianças de 22 a 36 kg, (de 4 a 7,5 anos)





Assento da classe 0+   
Bebé voltado para a parte de trás do veículo




Assento da classe 1 
Para criança com mesinha por onde passa o cinto do veículo




Assento da classe 2 
Com a criança a usar só o cinto do veículo




Assento da classe 3 
Com a criança a usar so o assento de baixo e o cinto do veículo






Os bebés até 1 ano ou até aos 13 kg devem de usar o "ovo" com a parte da frente virada para o vidro de trás do carro porque ainda não têm força no pescoço para segurar a cabeça e manterem-se direitos principalmente no caso de uma travagem. Uma travagem mais brusca poderá provocar lesões graves na coluna.



Quando fizer 1 ano de idade a criança já tem condições para ficar sentada de forma estável e nesta altura já se pode alterar o assento para uma cadeirinha voltada para a frente do veículo.


Depois dos 4 anos ou dos 22 kg recomenda-se o uso do assento elevatório ou do booster para a criança ficar mais alta ajustando-se assim com o cinto de segurança do veículo e afastando-o do pescoço da criança. Por norma as crianças com mais de 1,5 metros conseguem usar normalmente os cintos de segurança dos veículos sem o passar junto ao pescoço.
Quando se compra um assento infantil tem de se ter em atenção que o kit deve de vir completo com instruções de montagem, de uso e o selo que comprova que o modelo foi testado e homologado segundo as regras europeias.


Algumas "cadeirinhas" têm aberturas para facilitar a passagem dos cintos de segurança no "encosto" que permitem regular a altura do cinto á medida que a criança vai crescendo. Esta opção pode não ser das mais fáceis porque existem modelos em que é necessário a ajuda do manual de instruções cada vez que se quer fazer a passagem do cinto de segurança pela cadeira e muitas vezes o manual perde-se.



Para adequar o correcto uso da "cadeirinha" da criança ao seu crescimento também pode ser utilizada a regularização da altura do encosto, quando ela existir e a regularização da inclinação da concha para permitir um conforto maior.



Recomendações importantes antes de adquirir uma "cadeirinha" de criança:

  • O peso e altura da criança são factores determinantes na escolha.
  • As crianças devem sempre de ser transportadas no banco de trás.
  • As "cadeirinhas" com mesinha  proporcionam a passagem do cinto de segurança do veículo  sem tocar na criança e o apoio dos braços, para descanso em trajectos mais longos.
  • Alguns modelos fornecem uma fivela metálica que liga a faixa sub-abdominal do cinto à faixa diagonal, para evitar a movimentação da cadeirinha em pequenas curvas ou paragens, antes do cinto bloquear. (um "clip" lateral na cadeirinha pode cumprir essa função e assegurar a estabilidade do dispositivo de retenção).
  • Não utilize dispositivos de retenção de crianças de "segunda mão" ou de procedência desconhecida, pois não se sabe se eles já sofreram algum acidente e tiveram a segurança de seus componentes comprometidos.









fica encaixada.

Comentários