Manual de Instruções do Bebé

Ok!!! Eu reconheço que foi uma medida um pouco excêntrica enviar na mochila do meu filho um MANUAL DE USO mas eu estava (e estou) preocupada porque ia começar a trabalhar e o Diogo ia ficar, pela primeira vez, com "estranhos".Quem melhor que eu entende o meu filho e sabe o que ele quer? Quem sabe as medidas do leite, as horas? Como dar o leite nos novos biberons? Horas da papa? Porque ele pára de comer a sopa e depois recomeça? Reconhece os protestos? Os choros? Risos? Etc??? Eu.

E por isso preparei-me o melhor que me lembrei para dar a conhecer ao avô, esposa e tia, o meu filho, na esperança que assim o dia fosse mais ligeiro e agradável para todos porque "falavam" a mesma língua. 

Cabe ressalvar que todos esperávamos que o Diogo transforma-se a vida de todos num inferno, pelas reacções que ele ia tendo nos pequenos momentos em que estávamos todos juntos. Nada disto aconteceu, para nosso alivio e meu descanso que ia obtendo noticias ao longo do dia e que deixei o meu filho lavada em lágrimas, que não contive em todo o caminho até ao trabalho.

Á tarde fui recebida pelo meu filho com um grande e tranquilo sorriso. Tudo tinha corrido bem e a minha irmã ria-se divertida dizendo:
- Oh mana foi tal e qual como no Livro de Instruções que mandas-te!!!

Pelos vistos fiz bem, muito bem!!! E uma coisa muito esperta.


Aqui fica uma cópia do meu Manual de Uso tal e qual como foi escrito para os avós :
(sim, porque hoje ele está, noutra casa e com outra avó):

O protótipo é único e não desmontável.
Quebra facilmente e necessita ser lavado, mudado e alimentado.
Tem alguma especificidades técnicas que se devem alterar com o tempo, é preciso estar atento às mudanças para não provocar curto-circuito.

MODO DE USO
Quando o entregar, ele tem de comer a papa que está na caixa com tampa laranja, com 180 ml de água fervida. (costumo usar a varinha mágica e não um garfo para a farinha não ficar com gorgulhos)

Depois de comer tem de se mudar a fralda, ele dormiu com ela toda a noite. (Só se muda agora porque ele está mole e espera-se que ainda durma)

Depois de mudar a fralda, deita-se o Diogo  (ele é capaz de querer companhia). Ele vai ficar a brincar um bocadinho com as mãos e com a Fralda de Mimos e depois adormece até cerca das 9 h. (raramente não dorme)

Quando ele acorda muda-se a roupa para a roupa de dia (eu costumo brincar com ele antes de o mudar, não o deixar muito fresco porque os bebés têm 3 x mais frio que os adultos)

Por volta das 10h dá-se entre 90 ou 120ml de leite  (1 colher verde por cada 30 ml de água fervida). O mais certo é ele não comer tudo ou comer a brincar com a tetina do biberão. (a tetina do biberão tem de ter para cima a imagem || ou |||, se ele se tiver a engasgar deixar na ||)

Ver a fralda não só para saber se ele tem o rabo cheio mas porque o Diogo ou não faz ou faz pouco chichi á noite e depois tem dias que enche a fralda num instante. Apesar das fraldas dizerem que são para 12h nunca as usar esse tempo, nem aproximadamente.

É importante que ele coma sempre alguma coisa antes do almoço e por volta das 10h porque senão fica rabugento ao almoço e come a chorar. É importante que ele durma algum tempo por volta das 10 ou 11h pelo mesmo motivo. Muitas vezes ele não tem sono a esta hora mas acaba por dormir alguns minutos por volta das 11h se lhe der-mos um bocadinho de colinho.

O Diogo almoça às 12h, sopa e fruta e come sem problemas. Demora cerca de 20 minutos a comer tudo e no fim tem direito a palminhas. Nos dias que está mal disposto, por ter dormido pouco (é raro) e para ele não chorar porque torna-se muito difícil dar-lhe comer eu meto os vídeos dos Caricas no Youtube, ao fim de 2 músicas já lhe passou a rabugice. Se ele parar de comer, o mais certo é estar a tentar libertar gases e/ou a fazer cocó, quando acabar ele abre a boca para continuar a comer.

Mudar a fralda depois do almoço e ver se antes da sesta da tarde ele não tem mais cocó na fralda.
Por volta das 13/13.30 ele começa a reclamar com sono. Ele dorme 30 minutos, no mínimo, mas o mais certo é dormir cerca de 2h. Quando acorda ele pode ter cocó na fralda.

Entre as 15.30 e as 16h é melhor dar-lhe 150ml de leite, mas se for mais tarde dar menos, às 19h ele vai comer sopa e não pode ter a barriga cheia.

Ver a fralda logo ou passados uns minutos, após as refeições. É provável que ele tenha cocó após cada refeição. Muitos dos cocós não têm cheiro e ele deixou de se queixar quando tem o rabo cheio por isso é preciso estar atento.

O Diogo fica bem a brincar sozinho.

O Diogo não é um bebé chorão. Chora com sono, fome, se está chateado e se quer companhia, ou melhor, não chora começa a “mandar vir” e só passa ao choro se não lhe ligarem.

Às vezes ele tem vocalizos mais agressivos porque quer mudar de posição, por exemplo quando escorrega e fica deitado e quer estar mais sentado. É preciso ter atenção que ele não pode ficar sentado numa posição muito direita porque manda-se para a frente.

Todos os dias ele vai levar brinquedos que lhe são familiares em casa até ter os seus.

Pela manhã ele leva vestido a roupa de dormir e depois tem sacos com roupa: a roupa para sair, a roupa para estar em casa e roupa extra para o caso de alguma se sujar. Todos os sacos estão identificados.

Não esquecer de meter o Diogo de barriga para baixo um bocado todos os dias. É importante para ele ganhar força. Ele fica nessa posição até chorar ou até se conseguir voltar sozinho, se ele estiver a chorar sem se conseguir voltar tirem-no dessa posição.

Uma das posições preferidas do Diogo é deitado para brincar com os pés mas não o consegue fazer se estiver muito vestido, por isso atenção.

Se ele estiver de mau humor e deitado de barriga para cima vai desatar a chorar sem parar porque não quer estar nessa posição. Para ele deitar só para dormir.

O Diogo gosta que falem com ele, que façam sons, de beijinhos nos pés, na barriga e no pescoço. O Diogo gosta de festinhas na cabeça com a ponta dos dedos, na cara e nos dedinhos das mãos (principalmente no primeiro sono da manhã). Gosta de estar em pé e de puxar óculos.

O Diogo não é bebé de colo, não está habituado a estar sempre ao colo mas para dormir… O Diogo está habituado a adormecer ao colo e tem truques:
A cabeça dele tem de estar no nosso braço direito porque ele quer meter o dedo da mão direita dele na boca (não gosta de meter o da mão esquerda), ele tem de chuchar no dedo para adormecer e tem de ter a Fralda de Mimos a tapar quase toda a cara. Se estiverem a ser compridos os horários ele adormece passados 10 a 20 minutos.
Às vezes ele está a dormir mas acorda a mandar vir ou a chorar porque a fralda não o deixa chuchar no dedo, é só desviar a fralda e se for preciso embalar um bocadinho com ele deitado.
Ás vezes precisa de um embalo e umas palmadinhas no traseiro.

Para o Diogo a chucha é um brinquedo. Ele não a usa para chuchar e se o forçarem o mais certo é chorar. Dêem-lhe a chucha para ele brincar e se ir familiarizando com ela por causa dos dentes.

manta azul com o bordado amarelo anda sempre com ele porque tem cheiros familiares.

Podem pôr creme para as assaduras no rabinho mas não se preocupem porque se estiver assado eu meto á noite porque como ele faz grandes sonos o creme faz efeito.

Todos os dias ele leva a Fralda de Mimos mas está uma limpa na mochila.

As fraldas com bordado azul porque são de um tecido mais agressivo não servem como Fralda de Mimos.


Comentários

  1. Este texto é um poderoso contraceptivo!!! :D
    Adorei S. ...(mas ainda sou demasiadamente comodista para ter assim esta logistica...pronto...afinal ja nao é 2014...obrigadinha mamã) LOLOLOLOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando for preciso terás e terás "As Tias" para ajudar - cada coisa a seu tempo :))) LOLOLLLL

      Eliminar

Enviar um comentário