Cães de Raça Perigosa sem Açaime

Cão é cão. É animal irracional que pode ou não ser mais besta que o homem. E cão grande é cão grande, mete medo. Seja ele de raça perigosa ou não, a verdade é que tem uma boca grande, dá grandes dentadas e não se lhe pode dar um pontapé como se dá a um cão pequeno se nos morder.

Claro que não quero bater nos cães mas não posso admitir que as pessoas teimem em não cumprir a lei e andem a passear cães de raça perigosa sem açaime. Imaginem o Passeio Marítimo em Santo Amaro de Oeiras num dia de Sol como o de ontem mas sem chamamento para a praia... conseguem imaginar?

São cães por todo o lado misturados com crianças de todas as idades, a brincar de todas as formas possíveis e se de repente um desses cães ao ser tocado inadvertidamente por uma criança (o que acontece triliões de vezes), por um qualquer motivo, inexplicável, morde uma criança? Faz-se o quê? Manda-se abater o cão? Passa-se uma multa? Obriga-se a pagar uma indemnização e os tratamentos da criança? e quem paga o medo da criança? O trauma? O possível e permanente defeito físico e ou a própria vida?

Não sou nada contra quem tem cães, pelo contrário mas, repito, dá-se muito mais facilmente um pontapé num cão de porte pequeno e médio do que num cão grande, seja ele de raça perigosa ou não, mas se a lei manda usar açaime nos de raça perigosa porque é que as pessoas teimam em não cumprir a lei e as autoridades teimam em fechar os olhos?

Comentários

  1. Cão é cão... e a lei é para todos... são proibidos cães no passeio maritimo. O sinal não refere tamanho e raça.

    Enquanto os donos dos cães não se mentalizarem que o facto de eles gostarem de cães não implica que as outras pessoas também gostem, está tudo mal. Têm de pensar que não podem impor a presença dos cães a outras pessoas.

    Toda a vida tive cães e nunca os deixei ir ter com outros, apenas porque sim... Não sabemos a reação do cão... nem da criança...

    Cão é cão e tem de ser tratado como tal... (e eu adoro cães...)
    http://ele-ha-cada-uma.blogspot.com.pt

    ResponderEliminar
  2. Não tinha visto por essa perspectiva mas pela perspectiva do: meeeeeddddoooooo!!!!

    ResponderEliminar
  3. Sim, tem razão num certo termo mas noutro eu não penso o mesmo. Eu tenho um pastor alemão, considerada a terceira raça mais perigosa, no entanto como a lei indica, sou obrigada a colocar açaime (algo que nunca fiz e nem tenciono fazer!), no entanto eu acho que só se deve colocar açaime num cão que realmente e perigoso e não medir pela sua raça, o meu cão nunca fez mal a ninguem e adora crianças e é obrigado a usar açaime no entanto vejo caes mais perigosos que ele que andam completamente a solta.
    O problema não é o cão é o dono e lá por ser considerada uma raça perigosa, nao significa que o animal tenha essa caracteristica, se o animal pode fazer ou ja fez mal a alguem o proprio dono e que tera de lhe colocar açaime nao em animais indefesos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário