"O Lugar Perfeito para a Casa dos Seus Sonhos"

Se eu tivesse podido escolher nunca viveria onde vivo. Sou de Oeiras e viver em Sintra nunca fez parte dos meus sonhos. O melhor concelho do mundo para mim é Oeiras. 

Não sou nem nunca fui pretensiosa em termos de casa, aliás nasci em condições muito precárias e vivi numa autêntica casa de bonecas, portanto, nunca tive grandes pretensões em termos habitacionais só sonhos porque além de saber que não teria posses para tal sempre quis que os alicerces da minha casa fossem, principalmente, feitos com Paz e Amor.

Por força das circunstâncias vim parar aqui. Atravesso a estrada e estou em Oeiras. É ou não é provocação?

Tenho uma casa grande, num prédio pequeno, com Sol todo o dia em todas as divisões, aconchegada no Inverno e refrescante no Verão e lareira (isto é muito importante). Acordo ao som dos pássaros, abro a janela e vejo verde. Os prédios dos vizinhos estão longe o suficiente para me darem privacidade. Tenho sempre estacionamento ou em frente á minha porta ou ... em Oeiras. Estou a um pulo de Cascais, Oeiras, Lisboa, Sintra, de vias rápidas e auto estradas e a 15 minutos a pé da estação de comboios. A zona tem comércio e bastantes serviços se bem que eu raramente usufrua deles. 

Quando atravesso a rua, para Oeiras, tenho uma enorme paisagem verde, numa profunda e deslumbrante Paz. Quando chove sente-se o cheiro da terra, na Primavera chilreiam os pássaros, ouve-se o silêncio e o barulho do vento a abanar as folhas das árvores. Pessoas fazem jogging, andam de bicicleta. Desço a rua e vou á Fábrica da Pólvora. 

Dei cabo dos vizinhos chatos (só me falta tratar de um que lava a roupa de madrugada mas como agora dormo que nem um bebé vou deixar estar). Infernizei tanto a vida ao antigo Presidente da Junta de Freguesia que (acho que só para não me ouvir mais) relvou as zonas lamacentas onde moro e aproveitou convenientemente outros espaços para mais estacionamento. Deve ter gostado de mim porque deixou uma prenda para o meu filho antes de sair da presidência e fez-me chorar.

Mesmo assim sempre quis sair dali, aquela não foi uma casa escolhida por mim, existe muita gente mal formada que com a conivência das autoridades competentes, que não fazem nada - diga-se PSP -  vai fazendo o quer. Mas mesmo assim a coisa vai-se dando porque existo eu -  a refilona - e devem existir outras porque as coisas estão quase "normais". Ou não...

A verdade é que desde que o meu filho nasceu passei a encarar o espaço onde vivo de outra forma. De uma forma positiva e reconheci que muita coisa mudou. Agora que eu e o Luís pensamos na possibilidade sair para que o Diogo tenha uma formação e educação mais próxima da que se deu ao meu irmão, em Oeiras, eu penso: Valerá a pena?

Nós queremos que ele tenha amigos para a vida, saia de casa em pijama e vá dormir a casa deles, consiga ir a pé para onde quiser e ter todos os transportes à mão e isso ali não é possível. Não sabemos ao certo como são as escolas dali mas não me agrada a possibilidade de ver o meu filho crescer com demasiadas pessoas de etnias diferentes (atenção que eu disse demasiadas e mesmo assim é só pelo que vejo nos toques das campainhas) porque têm formas de ser e estar completamente diferentes das nossas. Gosto da diversidade e da exigência escolar.

A verdade é que temos amigos com filhos a estudar ali e estão satisfeitos mas... existe qualquer coisa em Oeiras e na forma como eu cresci, o meu irmão e primos cresceram que me faz querer voltar a casa como fizeram quase todos os filhos da terra. E agora o Luís percebe...


Onde é que eu moro? Eu moro mesmo em frente ao lugar cujo slogan (a bem da verdade bastante real) que atraí as pessoas para ver as luxuosas moradias e apartamentos é : O lugar perfeito para a casa dos seus sonhos.. Valerá a pena mudar?


Comentários