6ª Doença e 1ª Febre

Um ano e alguns dias depois de nascer o Diogo ficou doente. Nada de grave nem de stressante não fosse eu ter ligado à pediatra ao fim de 24h porque em vez de diminuir a febre atingiu os 38.9º e ela ter dito que com os antecedentes renais do Diogo o melhor era ir com ele para o Hospital da Estefânia para ser feito um exame à urina e despistar a possibilidade de uma infecção urinária. 

Coração de mãe treme mas não falha e era mesmo só uma febre. Muito colinho e mimo à mistura porque o bebé não fez por menos, nem esta mãe galinha deixava e a febre passou mas apareceram borbulhas na cara, pescoço, barriga e costas. Sempre pensei que fosse da febre mas ao 2º dia sem febre as borbulhas aumentaram.

Ás 15h30 duma terça-feira não havia no Centro de Saúde do Dafundo nenhum pessoal técnico para me atender, só pessoal administrativo. Os médicos e enfermeiros tiveram uma reunião e estavam a almoçar e não ficou ninguém qualificado de prevenção. A oferta para marcarem uma consulta para as 16h40m ainda me indignou, enervou e enfureceu mais e tal como disse fiz: ás 16h40 já estava tranquila e calmamente a sair do Hospital da Estefânia com o diagnóstico de Exantema Súbito ou 6ª Doença efectuado não por 1 mas por 3 médicos (que isto de crianças não é para brincar).

O que é Exantema Súbito ou 6ª Doença? O médico disse-me logo que era uma doença comum, conhecida e diagnosticada desde o séc. 18. A 6ª Doença não traz nenhum problema para o bebé, desaparece no espaço de 3 a 4 dias depois de aparecerem as borbulhas, o facto de ter borbulhas significa que muito dificilmente irá voltar a ter febre e que não tem qualquer tipo de tratamento a não ser o tempo. 

Para um maior apoio e conhecimento sobre a também chamada Febre dos Três Dias pode consultar o site Educare ou este folheto de leitura rápida e fácil.

Comentários

Enviar um comentário