Castelo de Guimarães

O Castelo de Guimarães era um sitio que gostava muito de conhecer porque foi lá que em 1112 nasceu D. Afonso Henriques, o 1º Rei de Portugal, mas depois de lá ter estado não achei graça. Não senti nada e não me disse nada, talvez volte talvez não mas por agora nem me vou dar a esse trabalho, tal foi a decepção. 

Faz-me impressão o local de nascimento da nação estar assim... igual a tantos outros. Ok, cada um tem a sua importância mas aquele castelo é diferente, é especial, devia estar envolto num tipo áurea, protecção, decoração, qualquer coisa que o distinguisse de outro qualquer castelo vigiado e conservado no país.

O castelo invocando São Mamede, foi construído no topo do Monte Largo porque as povoações estavam vulneráveis ás investidas muçulmanas e normandas, assim passou a defender o povo.

O Rei Afonso VI de Leão e Castela concedeu-o a D. Henrique e a D. Teresa de Leão que assim compuseram o Condado Portucalense.

Em 1127, D. Afonso Henriques e os seus soldados resistiram ás ofensivas de Afonso VII e em 1128 á mãe, dando origem ao novo reino - o Reino de Portugal.





Comentários