Creche ou Not??? Cada Vez Mais Not Not Not

Agora que se vê publicidade por todos os lados, blogs e mais blogs sobre o regresso ás aulas tenho cá para mim a ideia que esse stress ainda vai levar algum tempo a acontecer cá em casa. Ponderamos seriamente a decisão de só começar a preencher a alínea do IRS de Despesas Escolares depois aos 4 anos.

É que o miúdo está muito bem em casa dos avós, super bem para a idade dele (nesse aspecto toda a gente concorda desde as amigas educadoras à comunidade médica contactada). Não sujeito a uma série de doenças que me vão meter os cabelos em pé e stresses que me vão fazer andar medicada durante semanas a fio.

Ah blá blá a escola é boa!!! É mesmo? Para quem? 

Pah eu também só fui para a escola aos 4 anos e não morri, pelo contrário, tenho memórias dos meus "tios" da comida, dos pudins flan servidos em tacinhas de metal, das brincadeiras no Estádio Nacional, etc etc...

Se o miúdo tiver febre tenho de correr logo com ele para o hospital para fazer um exame à urina sem parar na casa partida e sem ganhar nem um tostão só perder tempo, ganhar cabelos brancos e nervos. Isso de esperar 72h é bom para os outros!

Se não metem o miúdo a dormir na creche eu tenho de o medicar fortemente ou amarra-lo com uma mordaça na boca porque não existe quem o ature, nem ele próprio, com sono. Só podes estar a brincar??? Então não estou. Experimentem lá e ao fim de 30 minutos já estão com um copo de Xanax na mão... um para cada um!!!

Ao preço que estão as creches tanto do Estado como Particulares bem que eu podia ganhar o Euromilhões que isto da escolaridade começa a ser um luxo que nos incutiram com o tempo. 

Que eu saiba noutros tempos não se ponham estas questões de ir ou não para a escola porque as crianças ou não tinham dinheiro para ir fosse onde fosse ou tinham com quem ficar.

Depois veio a mentalidade que a creche é boa e quando já todos estavam viciados nesta droga, repetíamos a lenga lenga e estávamos desesperados por meter lá os filhos não só porque é bom para o desenvolvimento da criança mas porque temos de ir trabalhar, vai-se a ver é difícil de entrar onde se possa pagar, ou é caro, ou os miúdos apanham uma série de doenças e afinal até podem estar com os avós porque o convívio com a família e diferentes gerações é saudável e até sai mais barato.

Já viram bem que existem alternativas: actividades diversas onde as crianças podem conviver com outras crianças sem estarem confinadas a um só espaço, diferentes meios, onde elas também podem trabalhar e desenvolver competências? Basta ter quem tenha disponibilidade para as ir levar e buscar nos dias das actividades e isso eu tenho. 

Será que vale mesmo a pena, que é mesmo necessário uma creche com tudo de bom e mau que a envolve se podemos ter a sorte de ter o melhor dos dois mundos? 

Cá em casa começamos seriamente a pensar que afinal o Diogo não irá para a creche aos 3 anos, como inicialmente tínhamos previsto e aproveitando um telefonema meu para a Estrelas e Ouriços para esclarecer dúvidas sobre actividades diárias, semanais, temporárias para crianças começamos a ter cada vez mais certezas e estamos cada vez mais convencidos que não vamos optar pela creche.

Comentários