Diogo e o Conceito de Morte

O Diogo descobriu a morte, ainda não sabe realmente o peso que ela tem mas descobriu-a e a culpa é do Bambi.

Ele não vê muitas vezes o Bambi mas das poucas que viu reteve imagens, frases, tal como faz com todos os desenhos animados que vê e repete-as. Repete as frases, reproduz as imagens e conta-me as histórias dentro da "grande" história. 

Ora, o Diogo andava com observações num tom ligeiramente diferente sobre a mãe ter abandonado o Bambi (o problema não era dizer que a mãe deixou o Bambi mas sim a forma como o dizia). Eu já lhe tinha dado uns tópicos mas perante uma observações mais veementemente feitas sobre a mãe ter abandonado o Bambi eu expliquei-lhe como quem não quer a coisa que:

- A mãe do Bambi não o abandonou. A mãe do Bambi morreu. Vês os cães maus atrás do Bambi?
- Xim.
- Existem homens maus que tratam mal os cães e eles ficam cães maus. Os cães maus fizeram mal á mãe do Bambi e ela morreu. Morreu e é por isso que não está sempre ao pé do Bambi.
O Diogo olha para mim pensativo.
- A mãe do Bambi é uma estrelinha que está no céu, está muito longe. Brilha muito mas só o Bambi é que vê porque está ligada ao coração dele. Ela toma conta dele e vê-o onde está mas não pode estar ao pé dele.
- Como aquela stela? (aquela estrela é a Estrela Polar)
- Sim, mas essa estrela, a Estrela Polar, do Urso Grande, todos a vimos para não esquecermos que temos de ser bonzinhos e portar bem e a estrela da mãe do Bambi só ele é que vê - é especial.
- Tá bem, mãe.

Continuámos a brincar, deitados no chão do quarto dele, a ver o comboio a andar ás voltas na linha e ele diz-me:
- Mãe, a mãe do Bambi não abandonou o Bambi, morreu é uma stela.

Comentários