Testamento Vital

A minha mãe ligou-me a pedir para eu lhe imprimir o Testamento Vital. Tive consciência da minha mortalidade e da nossa impotência para enfrentar certos casos da vida. 

Tenho de me debruçar sobre o assunto e tomar uma decisão sobre o que quero para mim mas para já não condeno o direito à morte porque se podemos escolher como vivemos devemos poder escolher como queremos morrer. 

O meu problema são as circunstâncias em que posso ter o direito de fazer essa escolha e a não futura banalização desse direito como por exemplo na Holanda onde já se pede o direito das pessoas com mais de 70 anos puderem escolher se querem viver ou morrer. 

A dor, com limites suportáveis diferentes de individuo para individuo, pode ou não ser aligeirada com medicamentos mas será motivo para alguém querer morrer? E que dor nos dará o direito de  tomar essa decisão? Estaremos mortos presos dentro de nós fechados num quarto de um hospital com cuidados paliativos diários ou teremos o direito de escolher que não queremos viver assim? Apesar de não termos escolhido viver porque a vida foi-nos dado por outros teremos o direito de pedir a outros que nos matem?

Em países onde a eutanásia foi legalizada aconteceram algumas decisões estranhas que eu nunca aceitaria como um direito que alguém tem de poder escolher mas nunca suportaria ver alguém sofrer só porque não pode ter o direito de escolha.

Não consigo imaginar que ela um dia vai morrer. Não estou preparada para a deixar ir nunca seria capaz de lhe desligar a máquina. Não estou preparada para encarar o facto que um dia posso ter de tomar uma decisão, que um dia ela poderá estar a sofrer e que um dia ela deixará de fazer parte da minha vida.

Não imagino um Mundo sem a minha Mãe e agora, com 58 anos, ela quer decidir como morrer. Sempre imaginei que os curtos 14 anos que nos separam iriam envelhecernos juntas e que juntas deixaríamos este Mundo, de mãos dadas, sem sofrimento e sem lágrimas mas no fundo tenho a certeza, porque ela merece, que um dia ela irá simplesmente deitar-se e dormir para sempre. Este documento é pura burocracia.

Pode ver e imprimir aqui o Testamento Vital.

Comentários