Intransigência

Nem sempre sou perfeita, ora porque não quero, ora porque não consigo. Algumas vezes até tento mas mais por uma questão de resolução do que de perfeição.
Nestas minhas imperfeições vivem os meus medos e alguns obscuros que nunca confessei por medo e vergonha.

Toda a gente sabe que o Diogo é muito mais que tudo para mim. Tudo o sinto e quero por ele é avassalador mas ninguém sabe que a certa altura eu tive receio de estar sozinha com ele.

Pois... a minha insegurança em lidar com a determinação dele fez com que ele se impusesse e fosse mais "forte" que eu. Não sei se me consigo explicar da forma mais acertada mas o Diogo tem uma personalidade forte, é muito esperto e sempre soube impor-se, vezes demais levava a dele avante por cansaço ou inércia minha. Ele batia o pé, gritava, batia-me (o que algumas vezes levava a uma resposta igual da minha parte) e eu tinha de dizer 200 vezes a mesma coisa e mesmo assim para obedecer era complicado.

Um dia disse B A S T A. Estou cansada das discussões e de levantar a mão. Estou cansada de chorar de ser má mãe e decidi de um dia para outro ser outra mãe. 

Sem aviso prévio, quando o Diogo deu por ele eu estava diferente como mãe e derepente tudo mudou. (Quase tudo porque ainda ontem disse imensas vezes para ele ir lavar os dentes.) Falei abertamente com uma mãe que eu admiro (olá I.), vi que não era a única e avancei sem nenhum medo ou receio do Diogo me chamar Má, dizer que já não gosta mais de mim.

De um dia para o outro tudo mudou. O Diogo viu que eu não estava a brincar quando lhe dava uma ordem porque viu que se não fizesss logo eu era capaz de lhe tirar as coisas que mais gostava ou até de o deitar vestido sem comer.

Cansei das birras, das gritarias, das perdas de tempo desnecessárias do faz isto 30x, faz aquilo 40. Agora tem de fazer e está a ser mais difícil meter nisto o pai do que o filhote.

Eu não gosto de TV  na hora das refeições. Eu não quero brinquedos espalhados e dessarumados. Se quer ajuda tem de arrumar logo. Se não arrumar eles desaparecem. Quando se acaba de comer é logo para lavar os dentes e vestir o pijama. Às 20.30 tem de estar na cama. Se não come sopa vai logo para a cama sem comer. Se não come fruta não come goma. Etc..

Parece pouco mas estas pequenas mudanças que têm de ser logo feitas foram rapidamente assimiladas pelo Diogo porque viu que eu não cedia após pedir 2x.

Eu quero continuar assim porque assim está tudo mais calmo, sinto-nos mais felizes, disponíveis e unidos.




Comentários