Porquê Cobarde?

Um homem suicidou-se no Centro Comercial Colombo, amandou-se do 2° piso e alguém, num grupo do Facebook, disse que ele era cobarde.

Nem vou discutir a facilidade com que hoje em dia alguém dá a sua opinião e é atacado ao ponto de ser desrespeitado por ter uma opinião diferente porque esse facilitismo, na falta de educação, já todos conhecemos mas posso manifestar a minha indignação por certo tipo de ignorância em pleno séc XXI.

Ninguém se mata por ser cobarde. Ninguém quer realmente morrer mas por algum motivo ao longo do processo alguma coisa acontece. Atenção que não estou a falar de situações em que, por exemplo, mães  se matam e matam os filhos por causa do abandono dos pais mas mesmo assim alguma coisa pouco normal acontece naquelas cabeças que ficam obcecadas pela única via que acham ser a correcta.

Existem explicações espirituais, científicas e emocionais para estes acontecimentos e mesmo assim ainda existe quem chame cobarde a um suicida.

A igreja tem á séculos padres especialistas nestes processos, são os exorcistas que expulsam o mal do corpo e o Diabo pode entrar no corpo de várias formas.

Não contentes com esta explicação os não crentes procuraram uma explicação empírica e surgem ciências baseadas em análises psicológicas. A psicologia e a psiquiatria descobrem a Grande Doença : A Depressão.

Os espíritas, atribuem esse nome mas procuram a causa e tentam anular o efeito reencaminhando ou tentando direccionar o espírito noutra direcção mas a pessoa afectada tem um papel preponderante nesse processo. O problema? Pode ter acumulação de karma e a coisa torna-se extremamente difícil. (Já toda a gente sabs a opinião em relação ao karma, por isso, não vou voltar a discutir que não temos pagar agora por coisas que nem nos lembramos que fizemos noutras vidas).

Não é segredo para ninguém que eu sou Cristã, espírita e depressiva por isso fico muito mais que furiosa quando alguém ataca desta forma tão aberta e pública alguém que desconhece e que nem sabe se algum familiar está a ler. É mais do que burrice e estupidez, é puro desrespeito pela vida de quem a perdeu. 

As pessoas têm de entender, de uma vez por todas, que NINGUÉM quer realmente morrer mas existe um ponto de total onde não se consegue pensar de outra coisa e de outra forma. Esse ponto é diferente de pessoa para pessoa, tal como, a tolerância á dor.

Umas pessoas conseguem saltar essa "poça de água", usar galochas, contornar mas  nunca deixará de chover. Tal como a árvore que cria raízes, a Depressão estará sempre lá e não existem milagres mas sim memórias. Um truques será enganar as memórias e construir outras mais positivas mas nem toda a gente tem o suporte que eu tive e agora tenho tanto medo de morrer e continuo a pedir, exatamente porque tenho medo, de que se alguém alguma vez me ouvir de alguma forma falar em morrer que me internem.

Sou tão nova mas já vi o que nos podem fazer e o que podemos fazer a nós próprios sem a nossa consciência que nunca me passaria pela cabeça chamar cobarde a alguém que se mata e não consigo entender porque é que com tanta informação e com tantas histórias de suicídios, até de famosos, alguém pega e aponta assim o dedo a outra pessoa que não se conhece.

Cobarde é a pessoa que em consciência pega na sua arma e mata outra e depois senta-se num sofá, no meio duma rua acabada de ser bombardeada a fumar um cigarro, enquanto a seu lado escorre uma poça de sangue - o filho de alguém cujo pai irá pegar numa arma.

Comentários