A Otite Serosa, As Alergias E A Operação Aos Ouvidos Que Não Aconteceu

O Diogo tossia, tossia, tossia e tinha os ouvidos cheios de cera - coincidência ou não estas duas coisas sempre andaram juntas.

A consequência não era só a chatice, o desconforto para ele e para nós e as noites mal dormidas mas também a quantidade de medicação que uma criança tão pequena tomava. Desde os 2 anos que o Diogo conhece o Zyrtec, o Nasomed e a Neo-Sinefrina, a cebola no quarto para dormir mais descansado á noite e 1001 xaropes.

A cera acumula-se nos ouvidos e a consulta do otorrinolaringologista dá uma péssima notícia porque ninguém gosta de ter de submeter os filhos a uma operação que implica anestesia geral, fechar os miúdos cerca de 10 dias em casa, retirá-los da natação e restringuir as brincadeiras na praia (principalmente para quem gosta tanto de mar): o Diogo precisa de "tubinhos" porque tem uma otite serosa.

O Diogo tem uma disfunção da trompa de Eustáquio e não faz correctamente a limpeza das secreções mas até agora não manifestou nenhum sintoma, além dos que já falei, mas agravou tudo com a entrada na creche aos 3 anos: o nariz sempre entupido, o ranho que não saía, a tosse cada vez mais constante e terrível na altura dos pólens. Um sufoco e preocupação constante que não parava com a medicação.

Paralelamente descubro que antigamente os médicos diziam ás crianças com otites para soprarem balões; que na Suécia e Inglaterra os médicos recomendam o uso do OTOVENT que também usa o método de soprar o balão mas de forma diferente e que as lavagens nasais diárias podem ajudar a desentupir o nariz e o canal de ligação aos ouvidos.

No Celeiro comprei o OTOSAN e vou alternando as recargas com o sal marinho. Nunca uso uma recarga na totalidade, divido por 2 ou 3 utilizações consoante ele está mais constipado e só raramente faço meio recipiente mas sempre com água tépida. A maior parte das vezes só uma vez em cada narina é suficiente (mas depende da ranhoca). 

Desde Setembro de 2017 que a rotina do Diogo á noite é lavar os dentes, lavar o nariz e soprar o balão e todos os sintomas de tosses, nariz entupido e ranho desapareceram e só lhe dei a Neo-Sinefrina 2 vezes neste Inverno porque ele queixou-se de ter o nariz muito entupido e agora o Zyrtec na mudança de estação mas por uma questão de prevenção.

E hoje recebi a notícia que o ouvido direito está perfeito e esquerdo quase bom e que neste âmbito a operação não faz sentido. O otorrinolaringologia mandou continuar os tratamentos e fazer bastante praia e eu vou intensificar o tratamento fazendo-o soprar o balão também de manhã e fazer muita, muita praia, o que para nós sempre foi um prazer.
Foto Wikihow 

Comentários