Privilégio do Abraço de Mãe

Dia da Criança era todos os dias mas o Mundo não deixa, os homens repelem-se numa esquizofrenia de sentimentos esquecendo que um dia já sonharam e choraram as mesmas lágrimas que hoje impõem aos outros.

Nunca fui criança e só agora me imponho quase que uma deliciosa obrigação de o gozar todos dias por mim, por ti, por ele e por todas as crianças, para me lembrar do meu privilégio depois dos 40. Qualquer idade é boa para começar.

Eu deveria ser capaz de ir ao futuro falar contigo e pedir-te para não quereres ser crescido, meu filho. O Verão em que vives vai deixar-te saudades, o meu colo estará sempre cá, o meu amor e abraços serão sempre eternos mas Tu, especialmente TU, terás saudades deste tempo livre em brincadeiras, desta despreocupação, desta forma de estar sincera e livre e deste Mundo só teu, onde todos são teus amigos e os perigos uma utopia.

Hoje, quando chegar a casa, não te vou dar absolutamente prenda nenhuma mas porque é Dia da Criança, em vez de ter contar uma história ao deitar, vamos falar sobre os Direitos das Crianças para que continues a crescer com essa preocupação pelos outros e a ter consciência do privilégio de ter o abraço duma mãe.

  1. Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
  2. Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.
  3. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
  4. Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
  5. Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade.
  6. Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico.
  7. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
  8. Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
  9. Todas as crianças têm direito à educação.
  10. Todas as crianças têm direito de não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas pela sociedade.

Comentários