Ecossistema e Habitat

Ás vezes esqueço-me que estou a falar com uma criança e no Sábado durante uma conversa usei as palavras ecossistema e habitat. Muito perspicaz o Diogo pergunta logo o que é um ecossistema e eu tentei explicar mas mais tarde exemplifiquei.

Nesse dia, na praia, durante toda a manhã, apanhámos peixinhos, conchinhas, caranguejinhos, algas, conchas, búzios, caracóis do mar, ouriços do mar e alguns pedaços destes animais mortos. Libertamos outros ouriços e estrelas do mar depois de os observarmos e sentirmos e os caranguejos grandes porque eram grandes e assustadores. 

Foi tudo para dentro do balde, onde começamos logo a ver os grandes a atacar os pequenos, os vivos a tentar comer os mortos e outros a tentar fugir ou por eles ou sobrepondo-se nos outros. 

Expliquei-lhe que tínhamos acabado de montar um ecossistema com diferentes espécies animais e plantas.

O Diogo foi brincar com umas meninas que conheceu, brincou comigo, voltou a brincar com as meninas e quando estava na hora de irmos embora fomos ver o nosso ecossistema.

O ecossistema tinha mudado. Cada animal e planta encontrou o seu espaço e uns morreram. Expliquei ao Diogo que ao se tirar os animais do seu habitat natural (ou seja, da sua casa) íamos alterar o ecossistema que daria origem á extinção tanto de plantas como de animais.

Como ele podia ver, algumas plantas já não tinham a cor original e alguns animais tinham morrido. Podia acontecer surgirem, com o tempo, novas plantas ou animais mas isso demoraria muitos e muitos anos e enquanto isso não acontecia todo o planeta Terra poderia ficar tão diferente, como por exemplo no tempo dos dinossauros, onde não havia pessoas.

O Diogo sabe que existe uma floresta muito grande, chamada Amazónia, que é o pulmão do Mundo e que o homem está a destruir esse pulmão ao cortar as árvores por dinheiro e que ao fazer isso está a matar espécies, muitas delas desconhecidas do homem, por isso, foi muito fácil ele entender toda a dinâmica de como funciona um ecossistema dentro de um balde e porque também pôde ver, numa escala mais pequena, que também ele quase tinha contribuído para a extinção duma espécie ao retira-la do seu habitat natural, o que fez com que morresse.

Mas como o seu espírito sempre atento ainda diz:
- Então pegamos nelas e metêmos no Jardim Zoológico, assim não acabam.
- Tens mamutes e pássaros Dodo no Zoo?
- Não.
- Não tens porque muitas vezes o homem não vai a tempo das salvar, porque muitas acabam por morrer porque estão presas e não se conseguem habituar.
O Zoo serve para nos dar a conhecer animais que de outra maneira não conseguíamos ver, nele trabalham pessoas que gostam muito de animais e que os estudam para que possamos saber do que gostam. É verdade que algumas espécies estão no zoo porque se não tivessem já estavam extintas porque o homem ou já as tinha morto ou já tinha destruído o seu habitat natural mas estarem lá não era a solução mas parte do problema porque aquela não era a verdadeira casa delas.
-Então como se faz, mãe?
- Existem pessoas que estão sempre a estudar e a tentar arranjar soluções para que o homem não destrua o seu ecossistema. Algumas coisas eram boas no passado mas hoje essas pessoas chegaram á conclusão que afinal não são. Como por exemplo, antigamente não fazíamos reciclagem.
-Oh mãe, podemos levar os mortos para ver ao microscópio?
- Claro!!!

Está um cheiro a peixes mortos, conchas, algas e caranguejos na cozinha que não se pode mas lá que ele entendeu, entendeu.





Comentários