Perguntam-me como consigo Poupar
Exemplos do que faço para poupar:
- Pagar-me a mim própria pelo meu trabalho. Retirar todos os meses do vencimento entre 10 a 5% para poupanças, independentemente do sacrifício que tenha de fazer durante o mês – desde que não falte comer fico tranquila. Esse dinheiro pode sempre servir para uma despesa extra, uma urgência (carro, médico etc)
- Fazer sempre uma lista dos produtos alimentares que estão a acabar e só comprar esses produtos (dar uma margem mínima para extras).
- Planear (por alto) o numero de refeições e quando se vai comprar peixe e carne contar com essas refeições.
- Ir ás compras só quando a comida está quase no fim, para nada se estragar ou ficar “perdido” no congelador.
- Comer muitas saladas.
- Fazer iogurtes em casa.
- Fazer o pão em casa.
- Trocar as lâmpadas por lâmpadas económicas ou com baixos Watts. Existem agora candeeiros que absorvem a luz solar.
- Só abrir a torneira de segurança da água no máximo quando tiver a máquina de lavar louça e roupa a funcionar e fechar a mesma todos os dias antes de sair de casa.
- Fechar todos os dias a torneira de segurança do gás quando se sai de casa. Para se ter uma ideia, o meu consumo reduziu tanto que eu pensava que tinha uma fuga de gás e chamei um técnico. Não abrir a torneira no máximo e principalmente no Verão reduzir a torneira que está junto ao esquentador (não há necessidade de fazer gastos extras de gás com água tão quente nesta altura)
- Trocar os perfumes por essências ou ter só 1ou 2. Exemplo: 1 para o trabalho outro para sair (evita-se estar sempre a lavar a roupa por causa do cheiro que fica)
- Fazer lista de coisas extras que vão sendo necessárias e no mês em que a conta do supermercado não atingir o nível estipulado/normal por família, comprar essas coisas.
- Não ir centros comerciais.
- Comprar roupa que faça conjuntos, assim como, acessórios.
- Só ponho gasóleo ao fim de semana e na Repsol porque além do desconto do cartão tenho o desconto de fim de semana.
- Só carrego os telemóveis quando já não dá para fazer chamadas e muitas vezes deixo-os andar porque não faço mas recebo.
- Raramente tomo refeições fora, bebo um café, como um bolo etc. A minha maluqueira é gelados aos fins de semana, mas nos meses mais apertados compro-os no supermercado (andava com ideia de os começar a fazer em casa mas a nutricionista proibiu-me).
Preciso de organização para puder fazer uma das coisas que mais gosto, não abdicando por isso de comer com qualidade: não quero saber do preço da carne (é que nem como carne de porco que é a mais barata), do peixe, das frutas e legumes. Etc.
Eu sei que para muita gente sou estranha, principalmente para as mulheres que adoram compras mas eu ODEIO COMPRAS. Outros pensam que sou rica...
Todos estão enganados!!!
Comentários
Enviar um comentário