O Velho Testamento aos Olhos de Uma Criança

É sabido que o Diogo é um apaixonado por igrejas, por sinos e por Jesus. Ele que ver, saber e ouvir falar D'Ele.

Á uns meses comprei-lhe o Dicionário por Imagens da Bíblia por ser de fácil entendimento para ele. Andou a ver um bocadinho aqui, outro ali mas na semana passada tive de esmiuçar o Velho Testamento e foi horrível.

Vamos então perceber e aprender coisas básicas e simples vistas por uma criança que demonstram as coisas horríveis feitas por Deus e em nome de Deus e onde se percebe que a Bíblia por mais ilustrada que seja não é para crianças e vai contra tudo o que lhes ensinamos. Para eles é um Mundo cheio de violência, maldade e subterfúgios.

●Deus cria o Mundo e é magnífica tanta magia e mistério envolvente.
● É engraçado Adão e Eva andarem nus e puderem brincar com tantos animais mas já não tem graça nenhuma Deus Pai os castigar daquela maneira, expulsando de casa e ainda por cima inventar doenças, e guerras!??? Oh mãe, tu não vais dar este castigo pois não!? (Portanto a ideia base transmitida por Deus que nós, pais, ensinamos ser bom é que quando ele se portar mal vai para o olho da rua).
● O Diogo gosta e entende a Arca de Noé mas acha que Deus estava maluco quando matou todos os outros animais (não se lembrou das pessoas).
● Não entendeu nada da Torre de Babel.
●A coisa tornou-se deveras incompreensível quando Abrão amarra e está com uma faca na mão para matar o filho. Para o Diogo isso não se pede a ninguém, é feio e mau mas felizmente que apareceu um anjo porque Abrão só podia estar tonto para fazer uma coisa daquelas.
● Explicar o que são escravos foi tarefa difícil. Ele não entende mesmo como podem as pessoas terem outras pessoas a trabalhar sem ganharem moedas e por obrigação. Moedas são importantes para comprar papinha, brinquedos e andar de carrocel.
● Jacob fingir que era o irmão para enganar o pai é conceito que não lhe entra na cabeça porque não se mente e muito menos ao pai, á mãe e á Avó Be. Por esta altura já começa a ficar farto e a perguntar se Deus é mesmo bom.
● Já estava com vontade de passar á frente quando viu a imagem de Jacob a ser atirado para dentro do poço pelos próprios irmãos e diz: Já começo a ficar cansado disto. Jesus é bonzinho não é, mãe? Está a ficar desconfiado, não entende como Jesus bonzinho, Filho de Deus, pode ter um Pai que faz e permite fazer tantas maldades.
● Vender? Oh mãe mas as pessoas não se podem vender ou comprar. José até pode ter sido feliz mas a sua narrativa começou mal e assim  continuou porque Deus não protegeu nem educou o Seu povo deixando que o Faraó os torna-se escravos. 
●Ele sabe o que é um Faraó porque já conhecia a história de Moisés porque viu parcialmente o filme sentado ao meu lado e é UAU Deus fazer magia e abrir o mar mas deixar que se batam nas pessoas, deixá-las morrer, enviar aquelas pragas onde até se matam bebés é horrível. Uma criança projecta essas imagens na cabeça e põe-se na pele delas. Oh mãe, isto não se faz, não se mata. Não adianta tentar arranjar desculpas sobre o Povo estar a ser maltratado porque NÃO SE FAZ MAL.

- Oh mãe, vamos antes ver as histórias de Jesus porque ele é bonzinho.

Não adianta explicar que são metáforas porque as crianças só entendem as coisas simples e elas é que têm razão. Os adultos só complicam.

Comentários