Auschwitz Prisioneiro 186650 - Maura Palumbo

Não sei porquê o assunto do nazismo começou a cair-me no colo. Eu sei que faço comparações com o presente e o passado mas não procuro necessariamente este tipo de leitura, mas ela aparece.

Infelizmente o livro estava em brasileiro e cheguei a ficar arrependida de o ter comprado mas á medida que as páginas avançaram fui-me interessando pelo interlacar dos factos históricos com os pessoais.

O livro é baseado na história real de Francisco Balkanyi que faz parte duma das únicas duas famílias que sobreviveram ao Holocausto. É um livro histórico, cru, sem espaço para sentimentalismos e onde parece que é o próprio sr. Balkanyi que conta a história. 

Ele recusou-se a deixar consumir pela tristeza e pelo ódio e a forma como a autora transmite a mensagem reflete exactamente essa fé e esperança na Humanidade.

Achei curiosa a abordagem final, onde se questiona o porquê dos Aliados não terem tomado uma posição mais cedo, já que tinham informações credíveis sobre o que se passava. 

Tenho vindo a pôr essa mesma questão, sempre que alguém fala que a 2 Guerra Mundial e as mortes aconteceram por culpa do Hitler e provocado choque e indignação quando afirmo que a culpa foi de todos porque todos sabiam e ninguém fez nada. 

A autora apresenta, muito resumidamente,  provas em que era do conhecimento dos países europeus e dos EUA, o que se passava mas que movidos por outros interesses nada fizeram. São também eles os culpados, de igual modo e por enercia dos milhões de mortos na 2 Guerra Mundial.


Comentários