Rebenta a Bolha

Finalmente as bolhas acabaram. Se bem que o meu filho tinha por missão ultrapassar os traços sempre que lhe convinha ir brincar com alguém, a verdade é que elas eram um entrave porque acabavam por condicionar as brincadeiras das crianças.

A professora comunicou aos alunos que as bolhas tinham acabado e que só passaria a existir uma divisão para os terceiros e quartos anos não se misturarem com os primeiros e segundos. Não sei como reagiram as outras crianças mas o meu filho ficou aliviado porque já tinha estado de castigo e tinha ficado chateado.

No dia em que acabam as bolhas um menino da turma do Diogo envolve-se á pancada com um do quarto ano e a professora do Diogo decide ser "autodidata" e impor a bolha só para aquela turma. Ou seja, o outro terceiro ano e os dois quartos teriam quase metade da escola para brincar e aquela turma ficaria só com a antiga bolha.

O Diogo chega a casa a bradar aos céus e aos infernos sobre a injustiça que era. Inicialmente disse-lhe que não podia fazer nada porque era uma decisão da escola mas depois pedi-lhe para ele explicar detalhadamente e com calma o que estava a acontecer. 

Eu, que sempre fui contra as bolhas,  também não achei justo que a professora diferencia-se só aquela turma e não concordei nada com os argumentos apresentados, que era para segurança deles, que era para não haver problemas e porque ela não estava para se chatear.

Acabei por lhe dizer que as bolhas tinham sido anuladas pelo Ministério da Educação e disse-lhe que ele tinha de ir falar com uma pessoa responsável sobre o assunto, dizendo o que me estava a dizer: que era injusto, que as bolhas tinham acabado, que porrada vai haver sempre, que está cansado de não ter espaço para brincar e correr livremente e que no primeiro ano tinha sido vítima de bullying e que não se podiam castigar os meninos porque era antipedagogico, então porque é que estava a ser privado da liberdade de brincar no intervalo!?

Como têm delegado de turma ele deveria primeiro falar com o delegado para ele falar com a professora ou decidirem o que fazer - mal falei nisso revirou os olhos.

Ontem perguntei-lhe se ainda existia a bolha e o que tinha acontecido e este foi relato:

- Então, de manhã cheguei a escola e ainda estavam com a coisa da bolha para a nossa turma. No intervalo da manhã não disse nada porque não tenho tempo mas na hora de almoço fui falar com a professora A. (Directora da Escola). O problema foi depois com a professora P. (a dele) que tem a mania de contar tudo para a turma e chamou as atenções sobre mim mas não quero saber porque agora tenho o recreio todo da escola para brincar.

- Então?

- Então ela começou lá com as coisas dela e que não queria o nosso mal mas que era só para nos proteger e uns dramazinhos e perguntou quem é que queria brincar fora da bola.

- E?

- Eu fui o único que levantei o braço.

- Estás triste?

- Eu não. Vou brincar para onde e com quem quero e não te dou 2 dias para haver mais a fazer o mesmo.

Alguém duvida que é meu filho? 😂


Comentários