A Maldição do Marquês de Tiago Rebelo

O livro pouco é sobre a reconstrução de Lisboa após o terramoto mas pega nesse acontecimento profundamente ligado ao Marquês do Pombal para dar a conhecer muito da sua pessoa e história.

 O romance, muito baseado em factos reais, transpira cultura e história. Passo a passo fica sempre algo por contar que motiva a leitura e que será feito mais á frente mas deixando sempre um espaço para percebermos muito bem que algo ficou por contar e que essa informação é imprescindível para a história. 

Nem o sei final escapa a este mistério: afinal que vida terão tomado as personagens?

O tema base abordado, a reconstrução de Lisboa, dará certamente para muitas mais histórias e a criação de muitos mais personagens baseados em factos reais e que nas várias classes sociais foram fundamentais para a reconstrução. Seria interessante um escritor como Tiago Rebelo mostrar o outro lado da história, da dor, da fome, da perda, do trabalho árduo e de como aí também cresceu vida e amor.

O livro dismistifica por completo o grandioso Marquês do Pombal, retirou-o do pedestal lendário criado nos livros escolares e ensinado pelos professores e remeteu-o ao lado humano, ou melhor, desumano que ele fortemente possuía. 

Existe um cuidado para não fazer dele um ditador assassino apesar de ter manipulado o rei D. José, os tribunais e a Inquisição para prender, torturar e mandar matar a família Távora, que eram seus oponentes.

O lugar dos seus oponentes era só um mas não se pode deixar cair por terra todo um ensino toda a mistificação em volta de Marquês do Pombal não fosse o sr ser o responsável por grandes obras.

O papel do Marquês nos desígnios da nação está aqui explicado sem ser demasiado aprofundado mas conseguimos perfeitamente perceber quem afinal governava Portugal e também conseguimos desculpar os seus crimes se seguirmos a sua linha de pensamento porque o que já lá vai, lá vai.

Aconselho a leitura.



Comentários