Gruta do Escoural

Uma vista que não descurou as expectativas. Seria impossível a real perceção do espaço e da sua história se não fossemos devidamente acompanhados. Segundo nos foi explicado pela simpática Sónia os desenhos estão a desaparecer devido á erosão efetivada pela água nas rochas calcárias e não existe nada que se possa fazer para preservar os desenhos.

Não tenha grandes expectativas porque a parte visitável da gruta é pequenina mas tem uma enorme carga histórica ou não tivesse sido considerada um monumento geológico e arqueológico de importância universal

Visitar um local que foi usado pelos primeiros homens caçadores coletores e que atravessou o tempo até ao homem agricultor do neolítico e ver , ao vivo, arte rupestre é uma experiência enriquecedora.

Pouco sedutor é percebermos que os objetos encontrados na gruta foram levados para Lisboa para serem conservados e que nenhuma réplica foi deixada no local para termos uma melhor interiorização da vivência artística e religiosa da gruta mas nada que nos fizesse sentir deslocados porque tivemos uma guia como a Sónia, que nos fez sentir em casa. Contou-nos algumas curiosidades e histórias do espaço envolvente e ainda fez as delicias do Diogo quando lhe chamou a atenção para a existência de morcegos herbívoros (ele via umas sombras passarem) na gruta e até lhe apontou um que descansava indiferente á intromissão desta espécie estranha no seu habitat natural. Pouco depois uma enorme aranha tinha desaparecido...huuummm!!!

A Gruta do Escoural só pode ser visitada de terça a sábado por marcação prévia que pode ser feita aqui.



Comentários