Tabela de Tarefas

Não sou contra nem a favor destas tabelas, tudo depende da forma como cada família consegue atingir um fim, que na sua essência se espera que seja positivo. Existem crianças diferentes, famílias diferentes e objectivos diferentes na utilização destas tabelas e cada pessoa deve aplicar a fórmula que acha mais correcta e se a meio achar que afinal o objectivo não está a ser atingido, que mude ou tudo ou só uma parte.

Há cerca de 4 semanas decidi fazer uma Tabela de Tarefas, que depois alterei ao fim de 1 semana de experimentação e adaptei-a em conversa com o Diogo. Inicialmente fiz uma tabela básica mas depois ambos achámos que poderia haver tarefas de compensação, se no final da semana a tabela tivesse muitos vermelhos.

A minha tabela foi criada com o objectivo de levar o Diogo a fazer as coisas á 1ª . Eu tinha de lhe dizer as coisas tantas vezes que estava a ser stressante para ambos e arranjei esta fórmula que está a resultar connosco.

Na tabela estão misturadas tarefas que ele sempre fez com bastante facilidade e de imediato e as outras, as terríveis e desagradáveis tarefas que ele diz que não faz porque não quer e não gosta, como por exemplo: arrumar o quarto.

Como sabem ele todas as semanas recebe 1€ de semanada mas agora tem de ganhar esse €, tal como o pai e a mãe têm de ganhar os €uros todos os meses, este é o trabalho dele. Como podem reparar existem 10 tarefas e cada 1 corresponde a 0,10€ por semana, se á segunda-feira ele tiver 3 cruzes vermelhas na tarefa da semana que acabou, recebe menos 0,10€.

Muitas pessoas acham que as crianças não fazem mais nada do que a sua obrigação em fazer as tarefas ou as coisas á primeira, ou que os pais são irresponsáveis, ou desleixados ou sem lá mais o quê quando aplicam estas tabelas mas eu acho que tudo depende de muitos factores e neste caso o objectivo está a ser atingido com a tabela como bengala porque os vermelhos funcionam como uma fórmula secreta dissuasora a nível psicológico e principalmente porque chama a atenção ao Diogo das suas acções, visto que uma das funções que ele tem é a responsabilidade de ser ele a fazer a tabela. 

Ele é que conversa comigo e decide o que é verde, vermelho ou laranja e ganha consciência das suas atitudes pede-me para compensar propondo tarefas compensatórias e vai alterando o seu comportamento.

Vermelho: Não foi logo feita. (tive de ralhar com ele, foi teimoso, foi obrigado a fazer)
Verde: A tarefa Foi logo feita.
Laranja: Não houve necessidade de fazer aquela tarefa (ex: ele não dormiu em casa, a mãe estava disponível e ajudou)









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