Beleza Negra de Anna Sewell

É aquele livro que toda a gente devia ler uma vez na vida. Parece estranho pensar em ler um livro que é uma autobiografia de um cavalo, não é!? Uma autobiografia de um cavalo??? 

Sim, uma autobiografia de um cavalo. Quando lemos sobre a história da autora Anna Sewell percebemos bem o porquê da autobiografia ser de um cavalo (e também sobre a ignorância dos humanos)

Anna Sewell nasceu em Inglaterra mas aos 14 anos sofreu uma queda que lhe provocou danos irreversiveis na locomoção e viu-se obrigada a deslocar-se sempre em pequenas carruagens puxadas por cavalos. Anna desenvolveu um profundo amor e conhecimento por estes animais, sentiu-os e quis transmitir esse sentimento para todos e muito sinceramente acho que queria transmitir que os humanos deviam ser compreensivos e bondosos com todos os animais (mas isto é especulação da minha parte). 

Acho que este livro é uma mensagem universal de amor profundo por todos os seres vivos. Quantas vezes não fomos mal tratados e não tratamos mal alguém ou algum ser vivo? Este livro é um livro de reflexão. Temos de ser simpáticos, temos ter empatia, de ser bondosos, procurar entender o outro. Amá-lo.

O livro é narrado por um cavalo de nome Beleza Negra que nos conta as suas tristezas e alegrias e também as dos amigos que vai fazendo ao longo do seu percurso de vida. Conta-nos a sua vida sem escolhas e opções tal como de muitos outros animais e pessoas do seu tempo. 

Pode até ser um livro histórico mas existem coisas, que nunca passam á história e uma delas são as qualidades e defeitos humanos. Sinceramente não sei o que podemos esperar porque tal como diz a minha mãe: Lemos a história e vemos que nada mudou, é só confusões.




Comentários